Páginas

18 de fevereiro de 2005

Dias comuns.

Tudo dentro dos conformes por estes dias. Entretanto, estou praticamente sem tempo para fazer as coisas que realmente gosto. Nunca esperei tanto por um Sábado para poder descansar, assitir alguns filmes (à saber: "Eu Robô", "O Fabuloso Destino de Amèlie Poulan" e "O último Tango em Paris" ) e ouvir com carinho uma das minhas últimas e aguardas aquisições, Lifeblood, do Manic Street Preachers.

16 de fevereiro de 2005

Eu recomendo.

Um livro: Apesar de estar bastante "hypado" há um bom tempo, estou lendo (e adorando) Código da Vinci. O trabalho primoroso, indescrítivel e arrepiante do escritot Dan Brown é o destaque.

Uns cd's: No momento estou ouvindo algumas "velharias" (Dandy Warhols - Welcome to the Monkey House) que comprei ontem por R$ 10,90 e aqueles discos do Interpol que havia comentado dias àtras. Apesar da maioria das pessoas considerarem o som dos nova - iorquinos como um novo Joy Division, considerado a banda muito mais do que isto. Talvez de forma mais sucinta poderiamos dizer que se trata de um misto de REM (graças a voz do vocalista Paul Banks) com uma pitada de Echo and the Bunnymen e Gang of Four.

14 de fevereiro de 2005

Antes do Pôr do Sol

E hoje eu e a Karina fomos assistir ao filme Antes do Pôr do Sol. Mas antes de tecer qualquer comentário é necessário um retorno ao ano de 1995, ano em que toda esta história começou.
Em Antes do Amanhecer Jesse (Ethan Hawke) é um americano que está de férias viajando por toda a Europa. Céline (Julie Delpy) é uma francesa que está voltando para Paris após visitar sua avó em outra cidade. O destino de ambos se cruzam durante uma viagem de trem e após um curta conversa acabam por decidir descer no meio do caminho, a bela cidade de Viena, para passarem um dia juntos que acaba resultando numa paixão mútua. O filme acaba com o novo casal marcando um novo encontro para daqui seis meses, no mesmo local. Bom é dai que começa Antes do Pôr do Sol .
A história se passa nove anos após o encontro. Agora Jesse se tornou um escritor de sucesso graças ao livro onde retrata a história de um rapaz que conhece uma francesa em um trem e passa uma noite inesquecível ao seu lado. Jesse se encontra em Paris na última escala de divulgação do mesmo quando acontece o reecontro com Céline. Céline e Jesse iniciam então uma caminhada pela cidade. O filme se passa no tempo real de um passeio pela capital francesa, e tudo é centrado nos ótimos diálogos do casal (graças ao roteiro genial do diretor Richard Linklater que contou com a colaboração dos atores protagonistas).
Em um curto período (80 minutos para ser preciso) o casal relembra a memóravel noite que passaram juntos e conversam sobre os mais diversos assuntos. Ficamos sabendo por exemplo que Jesse está casado e possui um filho de uma casamento infeliz.
Poderia ficar dizendo maravilhas sobre a película mas, prefiro parar por aqui para não estragar o final que me deixou boquiaberto de tão surpreendente.

12 de fevereiro de 2005

Back to reality.

Dia comuns até hoje. Muito trabalho (para variar), volta às aulas... por isso estou praticamente sem tempo para outras coisas. Somente hoje vou ouvir os discos do Interpol que meu amigo Marcos copiou para mim. Amanhã vou dar um passeio com alguns amigos e provavelmente assitir ao aguardado Antes do Pôr do Sol continuação do ótimo Antes do Amanhecer. Depois eu conto como foi.

9 de fevereiro de 2005

Todo carnaval tem seu fim.

Bom mais um feriado se foi e o resultado final até foi positivo.
Na Segunda foi o dia de reencontrar alguns amigos para colocar a conversa em dia e realizar um "passeio ecológico" numa reserva próxima à minha casa. À tarde eu e Karina assistimos ao clássico de Stanley Kubrick Laranja Mecânica que apesar de ser bastante antigo o filme em si é um tanto quanto atual graças ao modo em que a violência, sexo e outros temas que são apresentados.
Na Terça fomos todos ao clube (algo que não fazia há um bom tempo). Como não suporto ficar tanto tempo exposto ao sol acabei pegando um insolação que me deixou de molho pelo resto do dia.
Já na Quarta foi a vez de dar um passeio no centro, rever meus amigos da CD – Clube (leia – se Bubu, Marcos e Jackson) e assistir ao excelente Ray , cine biografia do cantor Ray Charles que infelizmente faleceu ano passado. Mais do que uma demostração de sua obra, o filme é retrato fiel do que foi sua vida: regada praticamente à drogas, inúmeras mulheres e canções memoráveis como "The Mess Around","Georgia On My Mind" "Unchain My Heart", "Hit the Road Jack" entre tantas outras. A interpretação do ator Jamie Foxx na pele do próprio Charles é estupenda. Altamente recomendável.

7 de fevereiro de 2005

"Carnaval... carnaval... Eu fico triste quando quando chega o carnaval".

Isto é Luiz Melodia, mas simboliza muito bem o que significa esta época a meu ver. Cidade vazia, comércio fechado e como minha viagem ao sítio de um grande amigo não certo... o melhor é ficar em casa e assistir a alguns filmes. Ontem eu e Karina assistimos ao ótimo O anti - héroi americano que conta a história de Harvey Pekar. Como bem definiu a Lud no seu blog http://www.ludj.blogspot.com Pekar é "um cara meio loser, meio indie, que se tornou uma celebridade com suas frases e observações sobre o cotidiano banal do homem moderno". Imperdível.

5 de fevereiro de 2005

É possível acreditar que ainda exista amor nos dias atuais?

Pergunta díficil não é? Bom, mas esta é tônica do excelente Closer - Perto Demais novo filme do diretor Mike Nichols. Com um elenco sensacional (destacando as performances de Natalie Portman e Clive Owen) e roteiro idem, o filme nada mais é que um quadro muito bem acabado do que se tornou as relações humanas na atualidade onde não existem mais sentimentos como amor e o respeito. A música que (não por acaso) abre e fecha Closer é a tocante "The Blower's Daughter", de Damien Rice cantor que vem se destacando na nova cena folk irlandesa. Neste link http://www.damienrice.co.uk/music.asp é possível você baixar de forma gratuita várias faixas do cantor incluindo a própria "The Blower's Daughter" e várias covers inusitadas de artistas como Nina Simone, Radiohead, Jimi Hendrix entre outros.Vai lá.