Páginas

28 de fevereiro de 2005

Momento de leitura.

Após a leitura de Código da Vinci o livro da vez é Selected Poems - 1956 / 1968 do poeta e cantor Leonard Cohen. Meu primeiro contado com Cohen foi há laguns anos atrás através da trilha sonora do filme Assassinos por Natureza que possue duas faixas do mestre (entre elas a antológica "The Future" ) . Foi amor a primeira vista. Dono de uma das mais belas vozes do mundo, este influente trovador é dono de discografia impecável de álbuns clássicos como Songs of Love and Hate e I'm Your Man (que infelizmente só podem ser adquiridos de forma importada). O livro como o próprio nome diz é um seleção do que de melhor Cohen escreveu na época quando ainda era apenas um escritor de sucesso no seu país de origem, o Cánada. As várias facetas do amor, a morte, a música e a religião são alguns dos temas abordados (com destreza de um cirurgião) e dão a tônica deste clássico da literatura mundial.

Oscar 2005.

E ontem foi realizada a grande festa do cinema e o resultado a meu ver foi satisfatório. O grande vencedor da noite foi Menina de Ouro (que ainda não assisti) que faturou nas categorias principais: melhor diretor, filme, atriz e ator coadjuvante. Jamie Foxx faturou merecidamente o Oscar de melhor ator pela sua atuação em Ray. Alejandro Amnenábar ganhou na categoria de melhor filme estrangeiro com Mar Adentro. Finalmente Charlie Kaufman recebeu seu Oscar de Melhor Roteiro graças ao genial Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças. Até Diários de Motocicleta consegui o seu com a canção "El Otro Lado del Rio"(interpretada de forma pífia por Antonio Banderas).
Já grande favorito da noite, O Aviador, faturou "apenas" 5 Oscars. Ficou para a próxima o Oscar de Melhor Direção para Martin Scorsese. A festa também apresentou novidades em quanto a organização e apresentador da noite foi o hilário Cris Rock que não decepcinou.

25 de fevereiro de 2005

And the winner is...

Apesar de muita gente não gostar, no domingo a Rede Globo transmitirá ao vivo a cerimônia do Oscar. Os filmes favoritos segundo o número de indicações são: O Aviador (de Martin Scorcese) que concorre em 11 categorias, Menina de Ouro (com direção de Clint Estwood) e o singelo Em busca da terra do nunca que concore em sete. Concorrendo por fora estão Ray (um dos meus favoritos da temporada), o elogiado Sideways, o maravilhoso Antes do Pôr do Sol (na categoria de melhor roteiro), Mar Adentro (melhor filme estrangeiro), Diários de Motocicleta em duas categorias entre outras agradáveis surpresas. Alguém se prontifica a assistir?

20 de fevereiro de 2005

Foi bom enquanto durou.


Bom, o aguardado fim de semana veio, se foi e correu praticamente como o previsto. No sábado foi dia de como dizem meus amigos "buteco terapia", oportunidade para colocar a converda em dia e conhecer novas pessoas como a namorada de meu grande amigo Juan, a graciosa Staely. Já no domingo foi totalmente dedicado a 7ª arte. Assisti ao seguintes filmes: o surpreendentemente bom Eu, Robô (adaptação do livro de mesmo nome de Issac Asimov que já está em minhas mãos para leitura), ao comovente A caminho de Kandahar (filme se não me engano Iraniano e indicado pela minha amiga Ana) e ao mediano O último tango em Paris (que não chega a ser ruim, mas perde para Beleza Roubda na categoria "filme predileto do diretor Bernado Bertolucci").
Trilha Sonora no momento: A Ghost is Born do Wilco que faturou recentemente o Grammy de melhor disco de rock alternativo. Infelizmente o disco segue ainda inédito em terras brasileiras.

18 de fevereiro de 2005

Dias comuns.

Tudo dentro dos conformes por estes dias. Entretanto, estou praticamente sem tempo para fazer as coisas que realmente gosto. Nunca esperei tanto por um Sábado para poder descansar, assitir alguns filmes (à saber: "Eu Robô", "O Fabuloso Destino de Amèlie Poulan" e "O último Tango em Paris" ) e ouvir com carinho uma das minhas últimas e aguardas aquisições, Lifeblood, do Manic Street Preachers.

16 de fevereiro de 2005

Eu recomendo.

Um livro: Apesar de estar bastante "hypado" há um bom tempo, estou lendo (e adorando) Código da Vinci. O trabalho primoroso, indescrítivel e arrepiante do escritot Dan Brown é o destaque.

Uns cd's: No momento estou ouvindo algumas "velharias" (Dandy Warhols - Welcome to the Monkey House) que comprei ontem por R$ 10,90 e aqueles discos do Interpol que havia comentado dias àtras. Apesar da maioria das pessoas considerarem o som dos nova - iorquinos como um novo Joy Division, considerado a banda muito mais do que isto. Talvez de forma mais sucinta poderiamos dizer que se trata de um misto de REM (graças a voz do vocalista Paul Banks) com uma pitada de Echo and the Bunnymen e Gang of Four.

14 de fevereiro de 2005

Antes do Pôr do Sol

E hoje eu e a Karina fomos assistir ao filme Antes do Pôr do Sol. Mas antes de tecer qualquer comentário é necessário um retorno ao ano de 1995, ano em que toda esta história começou.
Em Antes do Amanhecer Jesse (Ethan Hawke) é um americano que está de férias viajando por toda a Europa. Céline (Julie Delpy) é uma francesa que está voltando para Paris após visitar sua avó em outra cidade. O destino de ambos se cruzam durante uma viagem de trem e após um curta conversa acabam por decidir descer no meio do caminho, a bela cidade de Viena, para passarem um dia juntos que acaba resultando numa paixão mútua. O filme acaba com o novo casal marcando um novo encontro para daqui seis meses, no mesmo local. Bom é dai que começa Antes do Pôr do Sol .
A história se passa nove anos após o encontro. Agora Jesse se tornou um escritor de sucesso graças ao livro onde retrata a história de um rapaz que conhece uma francesa em um trem e passa uma noite inesquecível ao seu lado. Jesse se encontra em Paris na última escala de divulgação do mesmo quando acontece o reecontro com Céline. Céline e Jesse iniciam então uma caminhada pela cidade. O filme se passa no tempo real de um passeio pela capital francesa, e tudo é centrado nos ótimos diálogos do casal (graças ao roteiro genial do diretor Richard Linklater que contou com a colaboração dos atores protagonistas).
Em um curto período (80 minutos para ser preciso) o casal relembra a memóravel noite que passaram juntos e conversam sobre os mais diversos assuntos. Ficamos sabendo por exemplo que Jesse está casado e possui um filho de uma casamento infeliz.
Poderia ficar dizendo maravilhas sobre a película mas, prefiro parar por aqui para não estragar o final que me deixou boquiaberto de tão surpreendente.