Não é por que é dia de Tiradentes, mas hoje assisti à dois ótimos filmes de grandes revolucionários. O primeiro foi a cine biografia do poeta Reynaldo Arenas (interpretado brilhantemente por Javier Bardem), Antes do anoitecer retrata a vida deste ícone desde sua infância pobre, passando pela sua participação na Revolução Cubana, pelo horror e preconceito sofrido em seu país (na época da ditadura) somada ao fato de ser homossexual indo até seu exílio em Nova York (cidade onde viera a falecer em 1990). A película se baseia no livro de mémorias de mesmo nome lançado em 1993.
O outro (que também é uma cine biografia) é Diários de Motocicleta (que tem direção primorosa do brasileiro Walter Sales) que relata a viagem realizada pelo então jovem Che Guevara (Gael Garcia Bernal) estudante de Medicana que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). A viagem é realizada em uma moto (chamada de "Poderosa"), que acaba quebrando após 8 meses. Eles então passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares. Porém, quando chegam a Machu Pichu, a dupla conhece uma colônia de leprosos e passam a questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população. Este questionamento futaremente iria transformar em Che num dos maiores ativistas da Revolução Cubana.
Trilha Sonora: Para não perder o espírito latino, a trilha de hoje é a coletânea Tiempo Transcurrido... dos mexicanos do Café Tacuba. Apesar de não gostar deste formato, esta coletânea dá uma bela geral no trabalho deste influente grupo e como é praticamente impossível conseguir discos anteriores de carreira...
Nenhum comentário:
Postar um comentário