Páginas

9 de julho de 2005

Filme – Guerra dos mundos

Conversa entre amigos:
Pergunta: - Bruno, quais são seus cinco diretores de cinema preferidos?
Resposta: - Humm .... David Lynch, Quentin Tarantino, Tim Burton, Woody Allen e Pedro Almodóvar.
Bom, como podem ver nada de Spielberg certo? Mas eu explico.
Não vou desmerecer o trabalho do diretor, pois é inquestionável o talento de Steven que comoveu platéias ao redor do globo através de filmes como E.T., A Cor Púrpura, a trilogia de Indiana Jones (que periga ganhar mais aventura nas telas), entre tantos outros.
Entretanto, o trabalho do diretor nunca me convenceu. Sempre sai do cinema com aquela sensação: "Está faltando alguma coisa". Exemplo disso foi Minority Report, pois quem já teve o prazer da leitura do conto de Phillip Dick, que deu origem ao filme, sabe que Spielberg poderia desenvolver de melhor forma a adaptação para o cinema.
Apesar destes pesares, não deixei de conferir Guerra dos Mundos, projeto antigo do diretor que chegou as telas na semana passada. Baseado no livro de H.G. Wells, a película retrata uma invasão alienígena cujo intuito é extermínio da raça humana. Para retratar este "acontecimento", Spielberg utilizou (e abusou), do que é sem sobra de dúvida, sua maior especialidade: os efeitos visuais (habilidade esta que só pode ser equiparada ao seu grande amigo, o também diretor George Lucas daquele filme...) onde máquinas de destruição gigantes, explosões e afins, ganham vida na tela.
O único porém fica em relação ao furor patriótico, pois de forma bem diferente da apresentada no livro, quem salva o mundo é um cidadão americano (no caso Tom Cruise, em mais uma atuação insossa). E falando em atuação, quem se destaca é a cada vez melhor Dakota Fanning, garota prodígio que rouba a cena de forma sublime.
Colocando frente a frente com trabalhos anteriores Guerra dos Mundos é deveras muito superior aos medianos O Terminal e Prenda – me se for capaz, mas fica distante de O Resgate do Soldado Ryan seu último grande trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário