Páginas

5 de fevereiro de 2006

Top 5 – Melhores álbuns da ala nacional de 2005

Antes de mais nada devo confessar: a cena nacional não impressiona muito.
Não porque deixe de existir artistas cuja obra seja relevante, mas se comparamos com a cena internacional é deveras menor o número de bons álbuns no mercado “viciado” brasileiro. Isto se deve justamente pelo grande número de bandas cuja sonoridade similar que, infelizmente, dominam o dial das Fms em todo país. É uma triste realidade.
Entretanto, a cena independente continua de vento em popa. Porém, o acesso à discos de certos artistas se torna difícil graças a distribuição, às vezes, pífia. Se não fosse a Tratore (selo focado na mercado independente) e revistas como a Outracoisa tudo seria pior. Mudanças já!
Enquanto isso, segue abaixo a lista contendo os 5 melhores álbuns de 2005 e suas respectivas melhores faixas:

Nação Zumbi – Futura: o fantasma de Chico (Science) não assusta mais e com isso a Nação segue em frente com mais um bom disco. Melhor faixa: “A Ilha”.

Pato Fu – Toda Cura Para Todo Mal: após um hiato de vários anos os mineiros do Pato Fu retornaram demonstrando que a fábrica de hits continua funcionando maravilhosamente bem. E isto sem perder o experimentalismo, marca registrada da banda. Melhor faixa: “Amendoim”.

Lobão – Canções Dentro da Noite Escura: o velho lobo continua surpreendendo. Se em A Vida é Doce o cantor mergulhava no universo trip – hop, agora a bola da vez são as guitarras ensurdecedoras que somadas a já tradicionais letras bem construídas fazem do disco um grande achado. Melhor faixa: “Seda”.

Pitty – Anacrônico: preconceitos à parte, a baiana mais uma vez realizou um senhor uma disco. Calcado na sonoridade de QOTSA e Mars Volta, a cantora acerta em cheio num álbum recheado de boas canções que agradam os admiradores do primeiro álbum, as Fms e quem gosta de um bom barulho. Melhor faixa: “Memórias”.

Los Hermanos - 4: Os cariocas, mais uma vez, não decepcionam. Em tom mais lúgubre e voltado para a sonoridade tradicional da MPB, em 4 banda lançou o que podemos considerar de um disco adulto e calcado na realidade. Melhor faixa: “Condicional”.

Um comentário:

  1. só o los hermanos mesmo.

    hum, pq num comenta meus posts??
    sem-graça.
    =(

    dá licença, eu e meu chiclete vamos ali na discoteka e voltamos já.

    ResponderExcluir