Páginas

3 de maio de 2013

To the wonder

To The Wonder US Theatrical Release Poster, 2013.jpg

Ame. Odeie. Aceite: Terrence Mallick é um gênio de seu próprio cinema. Dono de uma filmografia invejável e única, o diretor é autor de alguns dos filmes mais amados e discutidos por cinéfilos mundo a fora. 
Seja pelo hermetismo e beleza estética de "Tree of life" ou pela barulho causado pelo épico de guerra chamado "Além da linha vermelha", Mallick sempre soube retirar o melhor de suas ideias e transpô-las para a tela grande. E "To the wonder", sua obra mais recente, não foge ao caso.

No centro da narrativa temos o casal Ben Affleck e Olga Kurylenko cujas interpretações magistrais entregam beleza a uma narrativa que esboça a ascensão e decadência do amor nos tempos atuais.
Lindamente fotografado, marca contínua do trabalho do diretor, visualizamos Neil e Marina nos minutos iniciais em Paris, a cidade do amor, onde o casal se conhece e se apaixona abertamente. Mas como a vida não é nenhum conto de fadas moderno Mallick traz a sua narrativa para o mundo real e a definhação, inevitável, domina ao retornarem para os EUA.

No intuito de mostrar a amplitude do tema Terrence carrega o filme com metáforas visuais apresentando a nós, os espectadores, a falência de sentimentos humanos seja nos longos planos silenciosos, quartos vazios, ou até mesmo na figura de um padre (interpretado por Javier Bardem) que põe em cheque a fé ante a si mesmo e ao mundo.

Por fim, caros espectadores comuns uma dica: fujam desta película! Pois o que vemos aqui é uma retratação fidedigna e carregada de reflexão ao mundo que nos cerca. Mallick, mais uma vez, não nos quer deixar ilesos e alheios a reflexões de temas fortes e, por que não, importantes. "To the wonder" não foge à regra.

Em tempos de blockbusters infindáveis cinemas afora este filme é um autêntico respirar.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário